Para esclarecer um pouco como foi nossa temporada na Grécia, acho importante colocar alguns fatos pelos quais passamos. Especialmente dizer que nem tudo deu certo como imaginávamos e planejamos... Primeiro: a viagem era para ter sido em outubro, já fora de temporada, mas ainda calor e tempo de praia. Depois: antes de a gente ir, houve aquele reboliço em torno das manifestações; foi decretada greve geral no país na quarta-feira, dia 10. Com isso, algo impensável: a Acrópole estava fechada!!! Não, não vimos o sítio arqueológico mais famoso do mundo e berço da cultura e pensamentos ocidentais! Motivo para voltar a Atenas... um dia, quem sabe?
Quando fomos comprar as passagens para Mykonos, o vendedor nos avisou que a ilha estava praticamente fechada, pois é uma ilha praieira: ele queria que fôssemos para Santorini. Essa segunda ilha é conhecida como a mais bonita do conjunto de um total de 3 mil ilhas; mas para chegar até lá, são 9h de Ferryboat. Enfim, chegamos na ilha e, de fato, tudo estava fechado: hotéis, restaurantes, lojas... não consegui comprar um único souvenir da ilha, pois as lojas todas estavam de portas fechadas e com cadeado! O hotel em que ficamos, por exemplo, fica fechado de novembro a abril... a dona "abriu uma exceção" para nós e abriu um quarto. Alugar um carro ou quadriciclo (como havíamos planejado)? Nem pensar! Tudo fechado. Segundo motivo para voltar para a Grécia: visitar Santorini.
Alguns tropeços: sexta-feira, 12. O vôo atrasou quase 1 hora. Chegamos em Atenas já ao meio-dia... até encontrarmos o hotel e nos instalarmos, quase 3 da tarde. Primeira lição do dia: Atenas é muito grande! Fomos enfim ao centro e... cai um verdadeiro pé-d'água; aproveitamos para almoçar e ficamos ilhados por um bom tempo. Quando a chuva parou, já era quase noite, de modo que, no primeiro dia, tudo o que pudemos fazer foi dar uma volta e ver o centro da cidade calmo, sem manifestações. Presenciamos algumas coisas naturais dos gregos: bate-bocas e gentilezas extraordinárias que demonstram um povo "sangue quente". Para quem se interessar, as fotos já estão disponíveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário