Páginas

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Um filme e uma viagem

Ontem fomos ver Blindness, filme de Fernando Meirelles adaptado do romance Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago. Era tarde, fazia frio e a sala estava praticamente vazia... Um filme forte e contundente, como Cidade de Deus.

Mas eu deveria ter visto, mesmo, o filme de Wood Allen: Vicky, Cristina, Barcelona. Isso porque nesta sexta vou para lá, Barcelona, passar o final de semana. Volto no domingo. Esquema de viagem bem barata, mas que dá alguns transtornos: sair de casa às 5 da manhã, ter de ir a um aeroporto bem longe, descer em outro também bem longe, encarar avião, check-in etc. Por isso, o blog ficará fora do ar por alguns dias.

4 comentários:

Tadeu Taffarello disse...

Elen:

Boa viagem... Espero que você consiga pegar uns dias de sol para visitar as praias espanholas...

Um abraço e até a sua volta,

Tadeu

Elen disse...

Obrigada. E até domingo, com bolo e cachaça. ;-)

Tadeu Taffarello disse...

Elen:

Ontem, por sugestão da Cris, fui olhar com mais calma o seu blog. Na verdade, a Cris me disse que há um vídeo dela dançando. Realmente o encontrei. Mas, daí, aproveitei para olhar desde o começo (janeiro) aquilo que você já escreveu. Não li tudo... Fiz como a gente fez no Louvre: foi "en passant". Mas li algumas notícias que me chamaram mais a atenção. Mas fiquei um pouco mais animado, pois percebi que eu não sou o único a ter deveras dificuldades de adaptações aqui na França... Digo isso principalmente em relação às primeiras postagens, pois, como ainda estou no meu primeiro mês aqui, muitas coisas que lá estão encontraram ressonância nas coisas pelas quais estou passando: dificuldade de se expressar em outra língua; ter de ficar pedindo "pardon" porque não entendi direito o que foi dito; me localizar bem nessa cidade imensa; enfrentar a estação Châtelet em horário de pico (17h00 é o pior...); ficar longe da pessoa que a gente ama (no seu caso o Alexandre e no meu a Lígia...); estranhar a maneira absurda que essa cidade tem de ser uma espécie de deserto cheio de gente (as pessoas fazer questão de não interagirem umas com as outras...); enfim, tudo isso... (Ainda bem que não precisei ir atrás do título de sejour, pois vi a novela que foi para você conseguir o seu...) Ler o seu blog me deu forças e agora tenho certeza de que eu conseguirei encarar tudo isso de frente e seguir bem, como você está hoje, graças à Deus. E, além de tudo, não se esquecer de que somos mesmo brasileiros e nunca nos deixarmos levar pelas faltas de delicadezas desse povo e não abaixarmos a cabeça (creio que seja importante mantermos a nossa identidade; ou seja, não é por que aqui o pessoal entra no ônibus atropelando tudo mundo ou que ninguém cede o lugar para uma sra. se sentar no lugar reservado a idosos eu irei começar a fazer o mesmo... É nesse sentido que eu quero dizer...)

Enfim,muito obrigado por ter compartilhado comigo (e com outras pessoas também...) os seus pensamentos e sentimentos nesse espaço virtual.

Um beijo,

Tadeu

Elen disse...

Tadeu,
muito obrigada pelo seu comentário. Acho que vc resumiu bem o sentimento de quem chega aqui. E acho que grande parte das pessoas compartilham as dificuldades e o sentimento perante tudo isso. O empecilho com a língua é apenas um dentre outros, mas a gente encara as coisas de frente. Hoje já estou mais acostumada e adaptada à cidade, mas a saudade da terrinha é grande e a vontade de voltar sobressai.
Abraço.