Páginas

sábado, 14 de agosto de 2010

Experimentos culinários

Não costumo me aventurar muito pela cozinha e, quando o faço e gosto de uma receita, repito inúmeras vezes até enjoar ou surgir outra idéia. Quando estou em fase de produção, redação ou leituras intensas, raramente vou pra cozinha fazer algo diferente. Tenho preguiça e a criatividade fica totalmente voltada ao trabalho. Agora, como estou praticamente de pernas para o ar, nada melhor do que gastar energias criativas no fogão.

Pois bem. Ontem à noite resolvi juntar umas sobras do armário e da geladeira para fazer o jantar. E eis que me veio à cabeça um restinho de sêmola de trigo que tinha de uma outra vez que fiz couscous. Naquela ocasião, fiz couscous vegetariano e um acompanhamento de frango com curry, que tirei desta deliciosa receita. Ontem fiz apenas o vegetariano, com os legumes todos que tinha na geladeira.

A sêmola é um grão muito delicado, difícil de acertar o ponto. Como não tenho "couscouszeira", o jeito é fazer uma gambiarra. A farinha é para ficar bem soltinha, sem essas pelotinhas que estão na minha foto. Na primeira vez que fiz, ainda em fase de experimento, ficou um mingau, não deu certo. O segredo é colocar a mesma quantidade de água para a sêmola que for usar: 200 gr de sêmola = 200 ml de água. Assim deu mais ou menos certo...



O molho é fácil de fazer. Li, dia desses, que no couscous marroquino não pode faltar grão-de-bico. Cenoura e abobrinha também são imprescindíveis. Ontem não coloquei pimentão vermelho e amarelo, que dão um colorido a mais para o prato. Mas, para compensar, coloquei brócolis e batata (que não têm na receita tradicional). O prato servido fica mais ou menos dessa forma:


E como eu não tenho aquelas lindas louças marroquinas, costumo servir em prato de sopa mesmo. Uma receita rápida, fácil e muito boa.

Um comentário:

Alexandre disse...

Ficou uma delícia!