Páginas

sábado, 13 de abril de 2013

Praias do sul

Bombinhas vista do alto do Morro do Macaco
As praias de Santa Catarina são reconhecidas nacionalmente por sua beleza. Muito se fala de Florianópolis e de Balneário Camboriú (que teve seu auge há alguns anos). Decerto que elas têm uma imensa beleza. Mas um recanto aproveitado especialmente pelos próprios catarinenses é Bombinhas, pequeno município que fica na região de Porto Belo. 

A primeira vez que fui lá foi há muitos anos. A praia era transparente, linda, calma, deliciosa. Anos mais tarde, voltei. Já não encontrei mais a mesma tranquilidade, a cidade estava mais habitada, o mar menos límpido. Eis que voltei lá agora, depois de quase dez anos. Houve, de certo modo, uma invasão de pessoas à procura de suas conhecidas belezas, que acabam ocupando a cidade com apartamentos, casas, lotam os restaurantes à beira-mar e deixam as estreitas ruas engarrafadas. Isso tudo em abril

É claro que, com o crescimento, a praia perdeu muito. Um pouco suja, com vários pontos de escoamento do esgoto das casas diretamente na praia, sente-se uma certa tristeza em perceber isso a olhos nus. Bombinhas é tributária de uma topografia belíssima, cercada de mar e montanhas. O mar é de um azul/verde fantástico. Infelizmente, não se encontra uma política clara de conscientização para manter a beleza natural do lugar. 

Nenhum comentário: