Páginas

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Top 10 Brasil

Como prometido, eis aqui os 10 destinos nacionais mais cobiçados por mim. Coloquei, evidentemente, aqueles que não conheço ainda. Inevitavelmente, foram escolhidos lugares que se valorizam pelas belezas naturais, que é o que o Brasil tem de melhor em se tratando de turismo. Novamente, aqui, a listagem não está por ordem de preferência.

1. Bonito (MS)

Gruta do Lago Azul

Uma das cidades mais cobiçadas para o ecoturismo nacional. Mesmo fazendo parte do Pantanal, por fazer jus ao seu nome, ela merece uma viagem especial.

2. Parque Nacional dos Aparados da Serra (RS)

Cânion de Itaimbezinho

A localização do Parque Nacional dos Aparados da Serra, vulgo cânions gaúchos, fica na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio de Grande do Sul. A partir de Cambará do Sul, há vários passeios pelo parque; para os mais radicais, trekking, travessia do cânion ou rapel nas cachoeiras.

3. Cataratas do Iguaçu (PR)


Não é difícil ir até lá e nem é um dos destinos mais caros, mas ainda não surgiu uma oportunidade para conhecer essa maravilha da natureza, que fica na divisa do Brasil com a Argentina. O legal é conhecer as cataratas não apenas pelas passarelas do parque, mas também poder ir de barco até perto das quedas ou sobrevoá-lo de helicóptero. Ou seja, há várias alternativas para tornar o passeio ainda mais interessante e bonito.

4. Chapada dos Veadeiros (GO)


Cachoeiras e cânions são as paisagens mais comuns da Chapada. Também aqui há duas cidades a partir das quais é possível conhecer o parque: São Jorge e Alto Paraíso.

5. Chapada Diamantina (BA)

Cânion da Fumaça

Lençóis é a cidade que quero conhecer e é um dos pontos de partida para a Chapada. Há muito tempo tenho certo interesse por essa região, ainda mais atiçado desde que eu tive de cancelar minha viagem à Bahia, no início deste ano.

6. Fernando de Noronha (PE)


Fernando de Noronha está para o Brasil assim como as Ilhas Maldivas estão para o mundo. Destino muito caro, mas com certeza recompensador. Pelas fotos dá para ter uma noção disso.

7. Jericoacoara (CE)


Jeri, como é conhecida, tem difícil acesso. Protegida por esse isolamento, o pequeno vilarejo do Ceará é perfeito para quem gosta de praia bonita e isolada. Conheço Fortaleza e outras praias mais próximas, como Canoa Quebrada e Morro Branco, mas pelo tempo necessário para ir até Jeri, não foi possível conhecê-la.

8. Pantanal (MT)


Grandes fazendas, crocodilos, aves exóticas e outras excentricidades são algumas coisas que gostaria de ver no pantanal matogrossense.

9. Maceió (AL)

Praia de Maragogi

Não tenho muita ideia das maravilhosas praias nordestinas, pois que conheço muito pouco. Sei que são vários os locais paradisíacos, nem sempre com boa infra-estrutura. Pensando rapidamente em um dos destinos nordestinos que mais gostaria de conhecer, Maceió veio à cabeça. E a foto daí de cima justifica isso.

10. Natal (RN)

Praia do Pipa

Faz pouco tempo que não tiro Natal da minha cabeça. Não sei exatamente o que quero lá, além de passeios nas dunas da Praia do Genipabu e papo pro ar nas praias de mar verde lindíssimo.

Nenhum comentário: