Páginas

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Imagens

Foram 10 meses em um apartamento de duas peças na Maison du Brésil. No último mês não apenas mudo de quarto, mas também de visão. Do lado oeste, onde estava até ontem, a janela está voltada para dentro da Cité U... e lá presenciei as mudanças estacionais de Paris de uma forma bem voyerista. Assim que cheguei, em março, me encantei com a visibilidade de várias outras casa da cité, com as árvores ainda secas no final do inverno passado:

E foi em abril que vi, da minha janela, a primeira neve...

Depois veio o verão parisiense, as árvores estavam com suas folhas totalmente verdes, fato que me proporcionou um outro ponto de vista em relação à cidade:

Em seguida, o outono, experiência única - já que não há nada igual no nosso país tropical. As folhas amarelando e caindo, pouco a pouco, mostrando a imagem que em seguida se consagraria no inverno:


E foi também da minha janela que presenciei uma raridade em Paris: uma nevasca como não ocorria há 10 anos por aqui... um espetáculo à parte, com a beleza alva da neve.

E como uma forma de despedida, na terça-feira Alexandre conseguiu captar a imagem de um arco-íris que se formou no céu; visão também possível do lado de lá. Do lado de cá, nada disso é visível. Fui espectadora vip de shows naturais nessa terra chamada Paris.

3 comentários:

Tadeu Taffarello disse...

Elen:

Adorei as fotos de Portugal. Incrível como os estilos arquitetônicos mudam entre as cidades!!! Em relação ao Porto, é compreensível, visto que é mais longe... Mas Sintra é colada com Lisboa e é extremamente diferente!!!! Achei até, antes de olhar o mapa, que fosse mais perto da África, ao sul, pois se parece muito com a arquitetura do Marrocos e da Tunísia...

Adorei também as mudanças de estações...

Um grande abraço,

Tadeu

Elen disse...

Oi Tadeu,
ainda não postei nada sobre Portugal por conta da ausência de internet por esses dias. Em relação às diferenças de arquitetura... Lisboa sofreu muito com o terremoto de 1755, que destruiu praticamente a cidade inteira! Acabou, inclusive, com a arquitetura antiga e tudo o que há lá é do século XVII. Ou seja, tudo muito novo. Já Porto guarda características de séculos e séculos, desde a formação de Portugal como país, por volta do século XII. Sintra, na verdade, fomos apenas nos castelos: o Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros - que, sim, têm em si características fortíssimas da arquitetura marroquina, africana, por conta a ocupação de Portugal pelos mouros. Interessante, de fato, ver tudo isso e o quanto tudo muda em poucos minutos de comboio - ops, de trem.
Abraços.

Elen disse...

Correção: a reconstrução de Lisboa data do século XVIII (e não XVII), planejada pelo Marquês de Pombal logo após o terremoto.