Páginas

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Ó musa do meu fado

Em Portugal pudemos nos sentir à vontade, tranquilos e em casa. Não só pelas referências globais, frequentes (é difícil escrever sem o trema) na TV portuguesa e nas casas dos portugueses, mas também pelos costumes bastante próximos e - especialmente - pelo poder que detemos ao conseguir nos comunicar na nossa língua materna. Ah, que facilidade fazer perguntas e ser compreendida! Claro, salvo por algumas trocas que devemos fazer: trem = comboio, ônibus = autocarro, banheiro = casa de banho, celular = telemóvel, alô = tô sim, ponto de ônibus = paragem de autocarro... detalhes à parte, nos sentimos perfeitamente acolhidos pela pátria-mãe. Eles, no entanto, juram que falamos brasileiro e não português. Nem me dei ao trabalho de contrariá-los.

Fomos conhecer Porto, Lisboa e Sintra. Eu, Alexandre e Priscila (os dois aniversariantes do mesmo dia)... Chegamos em Porto, onde ficamos dois dias; em seguida, eu e Alexandre descemos para Lisboa e Priscila foi para Fátima. De Lisboa fomos para Sintra, passar meio dia para conhecer o Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros (este último, lugar onde foram filmadas algumas cenas da série Os Maias). Comemos bastante bacalhau, tomamos bastante vinho, visitamos uma cave de vinho do Porto, vimos os famosos rios Douro e Tejo, comemos muitos pasteizinhos de Belém, fomos na Casa Fernando Pessoa, nos deparamos com o túmulo de Camões, de Fernando Pessoa, de Vasco da Gama, de Alexandre Herculano... foi, enfim, uma grande e inesquecível viagem ao país que nos legou tanta coisa. Infelizmente, não conseguimos ir a nenhuma apresentação de fado.

3 comentários:

Tadeu Taffarello disse...

Elen:

Ainda bem que sobrou um pouquinho disso tudo para nós... Agradecemos muito os pastéizinhos de Belém que você nos enviou... Estavam deliciosos...

Um grande abraço,

Tadeu e Lígia

Vestígios do dia disse...

Oi Elen!

Linda essa foto!
Aumentou a minha vontade de ir pra Portugal...

Um abraço!

Camila

Elen disse...

Tadeu e Lígia: vocês, agora, têm de ir a Lisboa e experimentar os pasteizinhos de Belém quentinhos... é outro sabor! De ambas as formas, no entanto, são deliciosos.
Camila: não deixe de ir a Portugal. E sobretudo, não deixe de ir a Sintra para visitar os castelos. Apenas deles terem sofrido um pouco com o terremoto, são grandes monumentos.
Beijos.