Páginas

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

À la fin

E eis a derradeira postagem, com o meu último dia desta temporada em Paris. Só como um agrado, a capital francesa me reservou uma última neve. Foram exatas 287 postagens neste blog, que com meu retorno ao Brasil não fará mais sentido. As fotos ficarão aí, no entanto, para a manutenção da saudade. Na contabilidade expressa, foram cerca de 11 viagens pelas terras européias (mas, creiam os incrédulos, eu não vim fazer turismo); dias a fio na Biblioteca Nationale de France; mais de 50 livros, entre os fichados e lidos; incontáveis fotos da Torre Eiffel, dos prédios parisienses, do Sena, da Notre Dame e outros lugares que me agradam muito. Vou sentir falta de Saint-Michel e do sorvete Amorino. Aprendi a andar de metrô pelo emaranhado de Paris e região; visitei algumas regiões periféricas, entre elas Saint-Denis e La Défense; fiz um curso de francês equivalente ao que já tinha feito na Aliança Francesa e conheci alguns franceses (e outras pessoas de outras nacionalidades) muito bacanas. Foi, enfim, um ano muito intenso, repleto de surpresas e desassossegos de uma vida provisória. Volto para os meus, para os afazeres e compromissos em terras tropicais. Antes, no entanto, quero deixar uma pequena homenagem ao cotidiano de Paris. Pareceu-me, depois que ficou pronto, um vídeo do sistema de transporte parisiense; mas não é. Foi uma tentativa de registrar a vida cotidiana daqui...

9 comentários:

Anônimo disse...

Elen,
Ficou lindo o vídeo. Acho que você captou muito bem o cotidiano parisiense.
Sei o que você está sentindo. Embora minha estada aí tenha sido há bastante tempo e infinitamente mais curta que a sua, sei bem o que você está sentindo. Eu me apego muito aos lugares, e certamente não há como não se apegar a Paris!
Boa viagem!
Emerson

Elen disse...

Oi Emerson,
obrigada e até muito breve!
Bjs.

Vestígios do dia disse...

Poxa, que pena que vc vai aposentar o blog...foi muito bom ter acompanhado os vestigios dos teus dias por aqui...um grande abraço e boa viagem!

Elen disse...

Oi Camila,
foi um prazer te conhecer. Quando for ao Brasil, não se esqueça de que eu moro pertinho da casa do Tadeu... vai me visitar! Vc será muito bem vinda.
Bons momentos para vc, carina.
Bjs,
Elen.

Anônimo disse...

Boa volta e até muito breve!
E acho - como seu leitor cativo - que você deveria continuar o seu blog, agora em versão paulista.
ACR.

Vestígios do dia disse...

Oi Elen!!
Como assim, vc é vizinha do Tadeu la em Jundiaí?
Seria bom te fazer uma visita e poder saber mais de vc pessoalmente!!
espero que a volta tenha sido serena!!
um abraço!

Elen disse...

Oi Camila,
moro (ou morarei) em Campinas... e daí o termo "vizinho" por mim utilizado. É pertinho para os padrões brasileiros de distância. Portanto, quando vc vier ao Brasil, venha me visitar!
Bjs.
P.S.: A viagem de volta foi tranquila, apesar das 11 intermináveis horas.

Vestígios do dia disse...

Ai que saudades do teu blog!!
como foi a volta?
espero tudo bem!
Um abraço!

Elen disse...

Oi Camila,
a volta foi tudo bem, sim. Agora estamos tentando nos reestabelecer em Campinas, o que não está sendo nada fácil.
Abraços.