Páginas

sábado, 8 de março de 2014

Dicas práticas sobre Viena

Chegar em Viena é muito fácil. Apesar de não ter voos diretos do Brasil para a capital austríaca, há muitos voos saindo de outras capitais europeias. Como fui pela (quase falida) Alitalia, a conexão foi em Roma Fiumicino. 

Ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Viena, basta seguir o fluxo até a estação de trem, onde é possível pegar dois tipos de trem para o centro da cidade: o mais barato, o S-Bahn (linha S7), custa 4,20 euros (foi minha opção). Até a estação Wien Mitte, ele demora cerca de 25 minutos, em um trem muito tranquilo. A outra forma, com transporte público, de chegar ao centro é pelo CAT, City Airport Train, que custa 12 euros e vai até a mesma Wien Mitte, só que em apenas 16 minutos. A diferença entre os dois trens, além da cor, é o tempo de viagem. Na saída do aeroporto há inúmeras máquinas que vendem este bilhete (quase uma pegadinha, porque o turista chega desavisado e compra o primeiro bilhete que vê pela frente, mais caro). Já o bilhete do S-Bahn, é possível comprá-lo nas máquinas da ÖBB, pouco antes de descer para a plataforma. 

Estação de trem do Aeroporto de Viena

Como o tipo de viagem que faço é sempre econômica, optando por transportes públicos e hotéis ou apartamentos econômicos, nem pensei duas vezes. Deixei os 7,80 de diferença para gastar em outra coisa. Para conhecer outras opções de ligação entre o aeroporto e o centro de Viena, o site do aeroporto é uma ótima fonte de informação. 


Nas minhas últimas viagens, tenho optado por ficar em apartamentos ao invés de pagar por quartos de hotéis ou albergue. Os motivos são claros: eles são mais amplos, em geral são mais baratos, têm uma cozinha -- que facilita muito a vida, já que nem sempre estamos dispostos a sair à procura de um restaurante depois de um dia inteiro de andanças, e eu tenho muito mais liberdade. Isso, sem contar o fato de que, ao ir a um supermercado abastecer a geladeira, eu entro num ritmo de vida de habitante, o que é complementado pelo fato de que as minhas escolhas são, em geral, em bairros residenciais. 

Como alugar apartamentos agora é moda, alguns sites são especialistas nisso. O Airbnb tem opções em muitos lugares. Em Buenos Aires, o ByTArgentina é uma excelente opção para encontrar um ótimo apartamento.  E o próprio Booking agora também é um intermediário entre apartamentos e hóspedes. Enfim, não custa nada pesquisar na internet para encontrar boas opções, para todos os bolsos. Em Viena, ficamos no Belvedere Appartements, muito próximo ao Palácio Belvedere. De lá para o centro da cidade eram 5 minutos de bonde elétrico, e essa locomoção foi muito facilitada pelo Vienna Card, que nos deu transporte gratuito por 72 horas. É sempre bom frisar: é fundamental validar o ticket do transporte, porque há muitos fiscais por lá. 

Nenhum comentário: