Páginas

terça-feira, 29 de julho de 2008

Amsterdam

As imagens de Amsterdam são bem conhecidas: canais por todos os lados, tulipas, casas como estas da foto, bicicletas aos borbotões, maconha e prostituição liberadas. Sim, tudo isso faz parte da capital holandesa e em grande escala. Salvo as tulipas, que não as vimos por estar fora da época, o resto foi possível ver ou sentir em todos os dias em que lá estivemos.

Andamos muito e por tudo o que é chamado de "centrum": a região dos museus (com atenção especial para o Museu do Van Gogh e o Museu Nacional); o Leidseplein, com ruas repletas de restaurantes; o Red Light District, com as mulheres da vida em exposição nas vitrines; as ruas cheias de Coffee Shops, onde o cigarro normal é proibido mas a maconha não.

Inicialmente, há um estranhamento em virtude de uma diferença cultural e, especialmente, lingüística - lidar com aqueles nomes estranhos me deixou um pouco confusa na chegada. Mas apesar desse estranhamento, o caos do trânsito nos deixa um pouco familiarizados com as situações de lá e a adaptação não demora a acontecer.

Nenhum comentário: