Páginas

domingo, 18 de janeiro de 2009

Reta final

Falta menos de 1 mês para meu retorno para o Brasil e já começo, de verdade, a reta final. Com a pesquisa praticamente finalizada (é preciso parar a pesquisa, porque ela não acaba nunca), tenho de me centrar agora para escrever alguma coisa antes da volta. Enquanto isso, nos últimos finais de semana, resta-me bater perna por Paris para registrar as últimas imagens. E visitar os últimos lugares. Fomos, hoje, ao Panthéon: monumento construído para ser igreja dedicada à padroeira de Paris (Sainte Geneviève ou Santa Genoveva), tornou-se depois um templo laico para abrigar os restos mortais dos grandes homens da França (o nome antigo do Panthéon era Igreja de Santa Genoveva). Zola, Victor Hugo, Alexandre Dumas, Voltaire, Rousseau e tantos outros franceses célebres têm seu túmulo no panteão das celebridades intelectuais. Abaixo, uma foto do pêndulo de Foucault, físico que instalou o pêndulo no meio do Panthéon para demonstrar a rotação da Terra.

3 comentários:

Vestígios do dia disse...

Contagem regressiva é sempre estranha...mas é boa ao mesmo tempo porque nos dà aquela energia pra fazer e ver aquilo que falta, pra desejar os lugares nos quais nao estamos...
Aproveite bastante e boa sorte com a parte final da tese!

Vestígios do dia disse...

Nossa...fui pra Paris ja algumas vezes, mas me dou conta que vi sempre os mesmos lugares...teu blog me faz querer voltar e ver mais, mais e mais...

Elen disse...

Oi Camila,
sim, agora que estou chegando nos últimos dias em Paris, quero andar por tudo, ver tudo, guardar todas as imagens! É outro ânimo... acho que assumimos o ritmo de um turista. Quanto à tese: sorte com a tese inteira!!! Mal a comecei.
Da próxima vez que vier a Paris, faça uma programação periférica: conheça os lugares não visitados pelos turistas. Eles são muito bonitos, mais calmos (despovoados de turistas) e valem à pena, viu?!
Beijos.