Páginas

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Entre rios e montanhas

Ir para a Chapada Diamantina e ficar pouco tempo não é uma boa ideia. Em dois dias não dá pra ver quase nada. Em três, você só irá cansar e não irá aproveitar. Em cinco dias, dá para ter uma noção. Mas o ideal é percorrer o Parque por dez dias. Explico: além de o parque ser enorme, a diversidade de passeios que é possível fazer preenche um mês inteiro de expedição. Além disso, alguns passeios são tão exigentes que no dia seguinte você quererá ficar deitado praticamente o dia inteiro (e com dor). Enfim, como sugestão dos guias, é sempre bom intercalar um passeio mais intenso com um leve (se encontrar tantos passeios tranquilos assim). 

*

Em geral, as atrações da Chapada contemplam trekking pelos vales, cachoeiras e montanhas. E o esforço sempre vale a pena, acredite. A visão que se tem no final do caminho é sempre recompensadora. Afora isso, visitas a cidadezinhas que servem de base para pernoites, algumas cavernas e o próprio parque são um belo complemento ao cansativo itinerário que se queira fazer... não dá, portanto, para ficar "só uns dois dias". Você não irá conhecer a Chapada. 

*

Abaixo, no caminho para o Morro do Pai Inácio (o passeio mais tradicional possível, saindo de Lençóis), os carros param no meio da estrada para a tradicional foto dos Três Irmãos. 

Três irmãos - Chapada Diamantina

E para subir o Morro do Pai Inácio, são apenas 20 ou 30 minutos de caminhada moderada. O carro para a alguns metros da guarita, onde começa a curta trilha. Não é preciso de guia, mas precisa de transporte até lá. Abaixo, também a tradicional foto do alto do Morro:  

Vista do alto do Morro do Pai Inácio
Em breve, algumas postagens sobre os passeios possíveis na Chapada Diamantina.

Nenhum comentário: