Páginas

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Outros

Aquele que descrevi no post anterior é conhecido nas agências como roteiro 1. Além dele, outros também são oferecidos no mesmo esquema de ida e volta no mesmo dia. Alguns com mais intensidade do que outros. Se optar por um trekking no Vale do Capão ou para o Morro do Pai Inácio por um dia, cerca oito horas de caminhada, será preciso desembolsar ao menos 120 reais por pessoa.

*

O segundo roteiro mais vendido pelas agências é o que leva até o Poço Encantado e o Poço Azul. A distância até eles é de 140 km, o que aumenta o custo da viagem e também impossibilita mais atrativos, já que só de carro são duas horas de viagem. Como os poços ficam nas cercanias de Andaraí, é muito mais fácil visitá-los quem se hospeda por lá. Saindo de Lençóis, é realmente muito longe. 

*

A visita ao Poço Encantado (Itaetê) rende fotos belíssimas, como essa abaixo. Mas a permanência na gruta do poço é rápida: no máximo, 15 minutos para ouvir as explicações e bater as fotos. Como essa imagem abaixo só pode ser obtida em determinados momentos (nos meses do outono e do inverno, das 10h às 13h30), as visitas são controladas por grupos e com tempo limitadíssimo. Além disso, não é permitido o banho. O poço, embora não pareça na foto, tem mais de 60 metros de profundidade! 

Poço Encantado
A luminosidade do Poço Azul (Nova Redenção) é semelhante, mas o horário em que os raios de sol incidem sobre a água, deixando-a ainda mais bela, é entre 12h30 e 14h30. Nosso grupo foi o último do dia a pegá-lo ainda clarinho assim. No Poço Azul é autorizado o banho, flutuação com colete (mergulhos são proibidos). A água é morninha (cerca de 24 graus) e a imagem que se tem do seu fundo é realmente incrível. Apesar de sua beleza, a demanda é grande e a permanência no poço, por isso, é de 20 minutos, no máximo. 

Poço Azul (diferente da Gruta Azul, note bem)
Pertinho de Lençóis, a 40 minutos de caminhada, numa trilha fácil, fica o Ribeirão do Meio. Sem precisar de guia, nem de uma longa jornada, é possível aproveitar uma cachoeira deliciosa, em banhos em pocinhos que parecem banheiras de hidromassagem naturais. Com água bem gelada, reze para ter um sol a pino pra aguentar o frio. Não precisa de guia, nem precisa pagar entrada. Basta gastar a sola do chinelo por alguns minutos e pronto, chega-se a um ótimo lugar para banho!  

Ribeirão do Meio: trilha tranquila e 40 minutos a partir de Lençóis

Nenhum comentário: