Páginas

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Para conhecer a Chapada

São várias as opções de passeios pela Chapada Diamantina a partir de Lençóis, cidade em que ficamos hospedados. As agências de turismo da cidade costumam oferecer passeios em grupos que variam de acordo com o preparo físico, o interesse e o tempo disponível. Para seguir com guia particular, eles acabam seguindo praticamente os mesmos roteiros, com leves alterações, por um preço um pouco mais caro, mas com mais liberdade. 

*

Como foi nossa primeira vez na Chapada, o roteiro foi pensado a fim de dar conta de vários atrativos, com vários níveis de esforço físico, para os cinco dias em que lá ficaríamos. Optar por uma trilha longa (3 dias, no mínimo, pelo Vale do Pati ou pelo Vale do Capão) iria ocupar muito tempo. Além de ser uma opção bem cara. 

*

Fizemos os passeios de um dia só, em grupos. Ou seja, a opção mais em conta que se pode fazer com guia. Dá para fazer vários passeios sem guia, mas é preciso ter carro e ter muita disposição para dirigir nas estradas que ligam os lugares (muitas vezes, de terra, ruim e longa). Como o Parque é realmente muito grande, as atrações são distantes. O passeio mais próximo foi este cujas fotos ilustram o blog abaixo, que inclui passeio ao longo da margem do Rio Mucugezinho, até chegar ao Poço do Diabo, lugar perfeito para nadar. 

Rio Mucugezinho
Poço do Diabo
Esse passeio é bem basicão, corrido, com muitos atrativos para um único dia. É, no entanto, o mais procurado, justamente pela diversidade de paisagens visitadas.  

*

Depois do banho no poço, o passeio segue: seja para a Gruta da Lapa Doce, seja para o Morro do Pai Inácio (depende do tempo, se sol ou nublado). Quando o tempo está bem aberto, os guias levam os visitantes para apreciar o pôr-do-sol no Morro do Pai Inácio (que não vimos). 


Morro do Pai Inácio

Em cima do Morro do Pai Inácio

Apesar de render boas fotos, pelo azul das águas, a visitação à Gruta Azul e à Gruta da Pratinha são dispensáveis: o rio é sujo, recentemente teve suspeita de contaminação de esquistossomose, e é um lugar bastante muvucado. Quem for com guia particular, pode pular esse passeio, e o da Gruta da Lapa Doce, e visitar a Gruta da Torrinha, que -- dizem -- é a mais bonita de todas. 

Gruta Azul

Gruta da Pratinha

Gruta da Lapa Doce

Nenhum comentário: