Páginas

sábado, 20 de julho de 2013

Lençóis

Assim como outras cidades da região, como Palmeiras, Andaraí e Mucugê, Lençóis é uma entrada para o Parque Nacional da Chapada Diamantina. É, dentre todas as opções, a cidade que possui a melhor infraestrutura (hotéis, restaurantes, agências etc.), embora não seja a maior de todas.

Diz a lenda que, em época de garimpagem na região, os trabalhadores estendiam seus acampamentos à beira do rio e os cobriam com lençóis. Para identificar onde estavam, diziam: lá nos lençóis. Assim ficou o nome da cidade.

Rio Lençóis e, à direita, o Mercado
Para chegar na cidade, é preciso percorrer, a partir de Salvador, mais de 400 km, levando de ônibus ingratas 7 horas na estrada. A cidadezinha tem o charme das cidades antigas: ruas estreitas, calçamento pé-de-moleque, casinhas coloridas e grudadas umas às outras. Parece uma mistura de Paraty com Ouro Preto. 

Rua dos Negos
A maioria dos restaurantes se concentra na Rua da Baderna e na Rua das Pedras. Na cidade, é possível encontrar comida para todos os tipos de gostos: desde comida regional baiana à comida mexicana, com restaurantes caseiros, aconchegantes e o sofisticado restaurante Azul, do Hotel Canto das Águas.  

Rua da Baderna e a oferta de restaurantes

Nenhum comentário: