Páginas

domingo, 16 de março de 2008

Cluny


Com entrada gratuita até 30 de junho, o Museu da Idade Média é relativamente pequeno, mas bastante agradável. As tapeçarias chamam a atenção, até porque elas têm certo destaque no museu, especialmente La dame à la licorne (foto acima). Esta tapeçaria é composta de seis peças, confeccionadas no final do século XV em lã e seda, e possui uma sala dedicada a ela. Outra tapeçaria, La vie de Saint Etienne, confeccionada aproximadamente em 1500, também em seda e lã, possui 45 metros com 23 cenas, e está distribuída em três salas do museu.


Além disso, pode-se andar por ruínas da Idade Média, ver algumas tumbas, relicários, vitrais e esculturas. O museu, fundado em 1843, é instalado em dois prédios do Quartier Latin: Les thermes gallo-romains, dos séculos I e III, e o Hôtel des abbés de Cluny, do final do século XV. A visita, na verdade, fica restrita ao Hôtel de Cluny, mas é possível ver, mesmo andando pela rua, as ruínas mais antigas. Voilà minha primeira visita a um museu parisiense.

******

Há alguns dias comentei a respeito da limpeza feita aqui. Em virtude disso, de 15 em 15 dias o pessoal do 5o. andar da Maison se organiza para fazer a limpeza da cozinha coletiva. Com intuito de conhecer um pouco mais as pessoas daqui, fui ajudá-los. Que os franceses tenham uma legislação em relação às obrigações das femmes de ménage é uma coisa; agora, não ser limpado nem aquilo que está bem abaixo da altura determinada já é tapeação.

Um comentário:

Gregório Dantas disse...

Bem que você falou que tinha uma feira do livro rolando.
O Daniel Piza vai estar aí falando do Machado.

http://blog.estadao.com.br/blog/piza/?title=breve_diario_de_paris_1&more=1&c=1&tb=1&pb=1