Páginas

segunda-feira, 10 de março de 2008

Segunda noção (não tão) básica

Estou sofrendo cada vez mais com o meu (ruim) francês. Alguns problemas de comunicação, dificuldade e medo em pedir informações. Na verdade, pode-se andar por Paris inteira sem falar uma palavra de francês, basta ter um bom senso de direção (ajudado pelo Sena) e ler algumas palavras em francês ou inglês. No entanto, para quem pretende ter uma vida cotidiana aqui, é preciso um pouco mais do que o básico/intermediário do francês.
Hoje, por exemplo, fui tentar fazer o Passe Navigo, que é um cartão recarregável para usar em metrôs, trens, ônibus e até na velib (a bicicleta). Com a intenção de fazê-lo da forma mais rápida possível, fui a um posto de atendimento em uma estação de metrô. Pedi para fazer o Passe Navigo, com uma frase mais do que ensaiada, e não entendi quase nada da resposta dada pela atendente. Ela tentou de novo e eu não entendi de novo. Terceira tentativa: entendi que seria necessário ou o passaporte ou a carte de séjour. Bem, sem nem um dos dois em mãos, voltei para casa sem o tal do Navigo e cada vez mais decidida a me matricular em um curso de francês qualquer daqui...

*****

Hoje eu e Pablo almoçamos, em um restaurante bastante familiar. Em seguida, fizemos uma caminhada pelo Quartier Latin, onde fica uma concentração bastante grande de universidades (Paris III e IV, por exemplo). Passeio rápido, para conhecer o local apenas. Lugar que, para desfrutá-lo, é preciso calma e um bom dia de sol. Amanhã voltarei lá, mas dessa vez para entrar um pouco na Paris III e conhecê-la por dentro.

Um comentário:

Unknown disse...

Dá um friozinho na barriga só de te ler e imaginar!!
Boa sorte por aí, e eu vou voltar a estudar françês o quanto antes!!
Bjs