Páginas

domingo, 9 de março de 2008

Noções básicas

A principal noção que tem de ser mudada quando chegamos aqui é a de limpeza (não a pessoal, por favor). No dia da chegada, eu tive um rendez-vous com a diretora da Maison (e ela fala assim, mesmo: teremos um rendez-vous) a fim de esclarecimentos sobre as regras da casa e da Cité. Fora algumas questões gerais, uma chama bastante a nossa atenção: aqui, as femmes de ménage não podem ser comparadas às nossas faxineiras. Ela explicou: elas não se ajoelham no chão para limpá-lo, não sobem em escadas (por lei, elas não podem) e também não podem limpar uma altura superior ao seu braço levantado na altura do ombro, formando um ângulo de 90 graus. Além disso, também não são arrumadeiras; ou seja, elas não tiram as coisas do lugar para limpar. Em resumo: ou você se acostuma com a sujeira dentro do quarto ou faz a sua própria limpeza. Eu prefiro a segunda opção.

******

Hoje está muito frio. Ao menos parece, porque não tive coragem de colocar o pé lá fora. Tinha planejado fazer uma caminhada por toda a Cité Universitaire, mas está chovendo o dia inteiro e todo mundo que está lá fora está muito agasalhado. Aproveito para estudar aqui dentro mesmo, de preferência debaixo de cobertor.

2 comentários:

Gregório Dantas disse...

Ai, ai, ai. Essa do ângulo reto é ótima. Como medir isso? "non, non, essa poerinha está dois graus fora da minha obrigação".

Anônimo disse...

Olá, Elen. Nossa, mas alguma coisinha errada tinha de acontecer, não é mesmo? Ainda bem que vc já sabe disso e nada mais a surpreende... Seus comentários sobre os procedimentos de limpeza me fizeram (animaram a)imaginar que talvez seja mais fácil (para mim) ir à França como faxineira do que como estudante! Fico feliz que tenha dado tudo certo... afinal vc está aí, né?