Páginas

terça-feira, 25 de março de 2008

Paris express

Sexta e sábado foram dias destinados a um tour express por Paris. Priscila, do 2º andar, me convidou para dar uma volta e ir aos lugares mais básicos com ela e um casal (ele brasileiro, ela alemã) que ficaria quatro dias na cidade. Ainda somando-se à trupe, um parisiense: Gabin, também amigo do casal.

Gabin como (ótimo) guia, falava em francês comigo e com Priscila e em inglês com o casal. Assim, na sexta, ele nos levou até a Torre Eiffel, depois passamos pelo Hôtel des Invalides (que não é um hotel, deixem-me explicar) até chegarmos à Place de la Concorde; de lá, caminhamos a Champs-Elysées inteira até chegar ao Arco do Triunfo para uma rápida visita. Em seguida, pegamos o metrô e paramos na Rue de la Paix, a mais cara de Paris, com suas joalherias e lojas de marca, para chegar à Place Vendôme; viramos pela Rue Rivoli e chegamos ao Jardin des Tuileries, que fica em frente ao Louvre. Seguindo adiante, passamos pelo Louvre e andamos à margem do Sena para ir à Île de la Cité. Neste momento já passava das 5 da tarde e me despedi do grupo para voltar para casa. Eles ainda continuaram pela Île de la Cité, Île St-Louis e Quartier Latin. Detalhe: sem entrar em lugar algum e num frio de lascar, com chuva e muito vento gelado. Somente depois do almoço (McDonald's também express na Champs-Elysées) abriu um sol agradável.

No sábado eu e Priscila fomos com o casal ao Château de Versailles. Não entramos, pois a imensidão de gente na fila causou desânimo geral. Andrey e Susy (o casal) foram dar uma volta pelo jardim do castelo, que agora é pago (8 euros + 6 euros para andar no carrinho). Nem preciso falar que não quisemos entrar pelo preço, mas ainda assim deu para bater umas fotos (disponíveis no álbum). Nota: o frio do dia possibilitou que víssemos uma chuva de granizo com uma leve aparência de neve.

Andrey e Susy continuaram sua incursão por Paris por mais dois dias, mas não tive nem pique nem disponibilidade para acompanhá-los. Gabin foi para os Alpes esquiar. Eu e Priscila participamos do almoço coletivo de Páscoa na Maison.

Nenhum comentário: