Páginas

terça-feira, 15 de abril de 2008

Transporte Público

Descobri, dia desses, que tem um ônibus que sai daqui de frente da Cité U e pára bem perto da Paris III, o que significa não fazer a baldeação pela estação de metrô Châtelet - Les Halles, além de ficar bem mais rápido e confortável ir à universidade. Experiência feita hoje e totalmente aprovada!

O sistema de transporte público daqui é extremamente eficiente. Além de uma rede de metrô e trens muito ampla e com horários precisos, os ônibus são confortáveis e sem complicações. Se formos pegar um ônibus em São Paulo (e na maioria das cidades grandes do Brasil) e tivermos de parar em algum lugar que não conhecemos, a informação que teremos é mais ou menos assim: "Depois da rua tal, você desce no terceiro ponto de ônibus. Pede pro motorista te dizer direitinho onde você tem que descer". E lá vai o passageiro pedir para o motorista parar perto da farmácia, ou do supermercado ou da lojinha do seu Manoel. Aqui, em cada parada, há um letreiro mostrando quanto tempo falta para o ônibus passar. Dentro de cada ônibus, há um mapa do itinerário com os nomes de todos os pontos em que irá parar. Assim, temos de nos localizar por nome de parada (como acontece com os metrôs). É muito fácil e evita uma série de inconvenientes dentro do transporte público.

No entanto, há horário certo para cada ponto. Hoje, na volta, o ônibus parou em frente a uma escola e, no momento em que ele estava partindo, uma batida em sua lateral: uma menina pedindo para o motorista esperar que vinha mais alguém para embarcar. O motorista nem titubeou: fechou a porta e partiu.

Nenhum comentário: