Páginas

terça-feira, 20 de maio de 2008

Fim da novela

Hoje foi o último capítulo da novela Carte de Séjour. Fui fazer a consulta médica obrigatória para imigrantes. Tudo foi muito tranqüilo: na primeira parte, verifica-se peso, altura e visão; em seguida, eles fazem um raio-x do pulmão. Por fim, a consulta médica propriamente dita, em que o médico vê a pressão arterial, vê o raio-x e faz uma série de perguntas. A médica que me atendeu, extremamente simpática, falava português! Conhece o Brasil, adora o Brasil e vai para a Amazônia em setembro, ver os botos. Conversamos em um misto de francês e português.

Na sala de espera, uma chinesa puxou conversa comigo. Perguntou-me se eu estava aqui há muito tempo, de onde era, onde morava, o que fazia. Em seguida, perguntou-me se eu tinha muitos amigos e me convidou para um café no sábado! Falei que tinha um compromisso com o grupo de pesquisa do qual faço parte (é verdade) e, por outro lado, convidei-a para vir à Cité U este final de semana, pois haverá a festa da Cité, com as portas das maisons abertas para receber visitantes e divulgar as culturas. Ela me disse que quase não tem amigos aqui em Paris e quer fazer amizade... Entendendo bem o que se passava com ela, passei o meu e-mail para ela entrar em contato comigo.

Nenhum comentário: