Páginas

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Gentileza romana

Não sei se é verdade que os italianos são tutti buona gente, mas em vários momentos é possível perceber a gentileza dos romanos. Como a cidade não possui a enorme sinalização que marca a racionalidade parisiense, é preciso o tempo todo pedir informações, que não são negadas; ao contrário, são fornecidas com boa vontade e, às vezes, até com muita graça. Foram, em cinco dias, pelo menos duas as situações agradáveis pelas quais passei ao pedir informações.

A primeira foi exatamente no primeiro dia. À procura de um posto de informações para turistas, sem qualquer indicação em placas ou nos mapas que portava, dirigi-me a um policial que estava parado à porta de um estabelecimento qualquer. Ele não estava sozinho. Um outro homem, de seus quarenta anos, começa a falar daquele jeito característico dos italianos, gesticulando muito e em voz alta, apontando para uma placa na parede que indicava o estabelecimento público: "Nós somos este daqui; eles (e apontava para a parte de dentro do prédio) são este aqui." Em meio a risadas, só pude pedir que me indicasse um posto de informação para comprar o Roma Pass. Ele virou o policial de costas e falava: "Ele é a informação! Veja o que está escrito aqui!". Eu não podia parar de rir mediante situação tão engraçada e inusitada. Mas aos poucos ele se acalmou e me explicou direitinho onde deveria ir.

Outro momento foi no dia seguinte. Queria ir à Villa Borghese e à Galleria Borghese. Tinham-me dito para pegar o Tramway (trens elétricos) na praça. Fui e pedi informações ao condutor do tram.
- Onde você quer ir?
- Na Galleria Borghese.
- Sente perto da minha cabine que, quando chegar a parada, eu chamo vocês.
Sentei-me e fiquei ali esperando. Quando estava chegando perto do ponto de parada, ele abriu a porta da cabine, me chamou, parou o tram (não era ainda o ponto) e me explicou:
- Você segue por esta rua e no segundo semáforo vire à direita. No final da rua está a Galleria Borghese.
Em seguida, ele pôs o tramway para andar novamente até a parada.

Nenhum comentário: