Páginas

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Museu d'Orsay

Depois de quase quatro meses morando em Paris, finalmente hoje fui conhecer o Museu d'Orsay, o segundo mais importante da cidade. Até então morria de vergonha de dizer: não, ainda não conheço o Orsay. Ele já estava nos meus planos de primeiro domingo do mês, mas sempre dava errado. Pois fim, hoje fui, em dia pago.

O acervo de lá é invejável. E o museu, embora grande, muito menor do que o Louvre, é possível se familiarizar com sua disposição com duas visitas. Em uma única não dá para ver tudo: hoje fiquei três horas e meia e me dediquei, praticamente, às salas dos impressionistas e neo-impressionistas. Nos outros andares, passei rapidinho somente para tomar conhecimento do que realmente está lá disponível.

Enfim: Monet, Manet, Van Gogh, Matisse, Klimt, Gauguin, Cézanne, Renoir, Redon, Gaudí, Rodin, Camille Claudel, Carpeaux. Todos esses artistas e tantos outros têm obras dispostas pelo museu. Algumas muito conhecidas, como O quarto de Van Gogh, do próprio. Outros só para dar um gostinho e dizer que viu: do Klimt, por exemplo, havia apenas um quadro. Do Redon, apenas uns três ou quatro (os outros estavam em processo de restauração).

O museu é muito agradável. Ele foi, sobretudo, o único museu em que encontrei a planta e guia em português! E um garçom que, para fazer graça, disse: "Pode falar em português!"

Nenhum comentário: