Páginas

domingo, 9 de novembro de 2008

Missa na Notre Dame


Domingo é dia de missa; e, mais especificamente, dia de missa em canto gregoriano na Notre Dame de Paris. Curiosa por saber como é uma missa gregoriana, fui hoje cedo. O que posso traduzir não é necessariamente uma decepção, mas um desencanto. Explico: eu pensei que o ritual fosse todo cantado em latim, mas não é. Há todas as partes normais de uma missa (em francês) e os cantos são realmente gregorianos (e em latim). Mas ir cedo ao centro de Paris nos rendeu um passeio por lá, aproveitando que a cidade estava vazia, e uma ligeira passada pelo jardim de Luxembourg para ver como anda o outono por lá.

2 comentários:

Tadeu Taffarello disse...

Elen:

Quando eu fui, eu adorei essa missa. Achei muito legal o fato que eles entregam a partitura em notação gregoriana para quem quer acompanhar os cantos. Até hoje eu tinha estudado notação gregoriana, mas nunca tinha utilizado em uma situação prática... Para mim foi bacana. Em relação ao fato de que a missa é em francês, eu gostei pois pude treinar a minha compreensão de escuta...
Um grande abraço e muito obrigado pelo fim de tarde e noite que passamos juntos (eu + você + Alexandre + Gysele + Mariana + etc...)

Elen disse...

Oi Tadeu,
a parte do canto gregoriano eu gostei muito (e nem sou música como vc e nem desfrutei da partitura), mas eu realmente pensava que seria toda a missa em latim... quando ouvi o padre falando francês fiquei um pouco desencantada. Também gostei muito do órgão de tubos. Até fiz um vídeozinho com a música dele ao fundo, mas não consegui postar...
Abraço.