Páginas

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Tristes Trópicos

O livro de Lévi-Strauss, Tristes trópicos, foi resultado de sua vivência - na década de 1930 - entre os índios Nambikwara, tribo da Amazônia. Semana que vem o antropólogo francês completa 100 anos de vida e, talvez como parte das comemorações, foi transportada para filme parte das experiências do francês com esta tribo. O filme (Claude Lévi-Strauss, auprès de l'Amazonie), cuja avant-première foi ontem, mostra a tribo da época e de hoje, evidenciando não apenas o que Lévi-Strauss encontrou no meio da selva amazônica, mas como o mesmo povo manteve suas referências culturais frente ao avanço da cultura branca entre eles. Um pouco idealista, um pouco inocente; mas fato é que foi um filme rodado com formato para a TV e será transmitido na próxima segunda-feira pelo canal 5.

****

Estou começando a entrar no paradoxo da maioria dos brasileiros que vêm pra cá: vontade de voltar, saudade da terra; mas ao mesmo tempo já com o coração apertado por deixar uma parte da história dessa vida pra trás, uma parte tão boa, tão proveitosa e rica. Hoje vejo Paris com outros olhos: aqueles que tentam guardar a imagem na memória, a melhor e a maior possível. Ando pela cidade e não paro de admirá-la, quero levar comigo suas boas referências, as belas imagens que encontro andando por aí, as boas experiências.

2 comentários:

Tadeu Taffarello disse...

O Lévi-Strauss, inclusive, chegou a ser professor na Usp, não?

Elen disse...

Foi sim, também na década de 30. Inclusive o filme - se não me engano - começa assim: "Ainda jovem professor de Antropologia na USP..."