Páginas

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Idéias no lugar

Para esclarecer um pouco como foi nossa temporada na Grécia, acho importante colocar alguns fatos pelos quais passamos. Especialmente dizer que nem tudo deu certo como imaginávamos e planejamos... Primeiro: a viagem era para ter sido em outubro, já fora de temporada, mas ainda calor e tempo de praia. Depois: antes de a gente ir, houve aquele reboliço em torno das manifestações; foi decretada greve geral no país na quarta-feira, dia 10. Com isso, algo impensável: a Acrópole estava fechada!!! Não, não vimos o sítio arqueológico mais famoso do mundo e berço da cultura e pensamentos ocidentais! Motivo para voltar a Atenas... um dia, quem sabe?

Quando fomos comprar as passagens para Mykonos, o vendedor nos avisou que a ilha estava praticamente fechada, pois é uma ilha praieira: ele queria que fôssemos para Santorini. Essa segunda ilha é conhecida como a mais bonita do conjunto de um total de 3 mil ilhas; mas para chegar até lá, são 9h de Ferryboat. Enfim, chegamos na ilha e, de fato, tudo estava fechado: hotéis, restaurantes, lojas... não consegui comprar um único souvenir da ilha, pois as lojas todas estavam de portas fechadas e com cadeado! O hotel em que ficamos, por exemplo, fica fechado de novembro a abril... a dona "abriu uma exceção" para nós e abriu um quarto. Alugar um carro ou quadriciclo (como havíamos planejado)? Nem pensar! Tudo fechado. Segundo motivo para voltar para a Grécia: visitar Santorini.

Alguns tropeços: sexta-feira, 12. O vôo atrasou quase 1 hora. Chegamos em Atenas já ao meio-dia... até encontrarmos o hotel e nos instalarmos, quase 3 da tarde. Primeira lição do dia: Atenas é muito grande! Fomos enfim ao centro e... cai um verdadeiro pé-d'água; aproveitamos para almoçar e ficamos ilhados por um bom tempo. Quando a chuva parou, já era quase noite, de modo que, no primeiro dia, tudo o que pudemos fazer foi dar uma volta e ver o centro da cidade calmo, sem manifestações. Presenciamos algumas coisas naturais dos gregos: bate-bocas e gentilezas extraordinárias que demonstram um povo "sangue quente". Para quem se interessar, as fotos já estão disponíveis.

Nenhum comentário: