Páginas

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Papo de metrô

Eu gostaria de perguntar aos franceses qual é o método que eles usam para aprender o português tão facilmente! Essa constatação não vem do nada, mas de observações diversas, já que conheço alguns franceses que falam muito bem o português. E mais o de hoje... Estávamos no metrô, voltando para casa depois de trabalhar na BNF, eu e Alexandre conversando naturalmente. Do nada:
- Brasileiros?
O primeiro pensamento que veio foi de que era um turista perdido, querendo ajuda e vendo um oásis no deserto. No entanto, a voz era estranha, com um sotaque. Vimos um rapaz que dirigia a palavra a nós:
- Sim.
- A minha namorada também é brasileira e ela me ensinou o português.
- E você é francês?
- Sim, eu nasci na França (ele ficou reticente em dizer se era francês. A primeira resposta foi que o pai é da Argélia e a mãe, francesa).
- Mas você já foi para o Brasil?
- Não, mas eu vejo a novela toda noite, pela internet. Quando eu durmo, eu sonho com o Brasil.
(Risos)
- Vocês sabem o que os brasileiros falam dos franceses? - perguntou o rapaz.
- O quê?
- Que francês não toma banho... só usa perfume... (e cai na gargalhada). Perguntamos se era verdade e o rapaz foi categórico: não, não é verdade! Mas aqui faz muito frio.
E o rapaz continuou falando do Brasil, da namorada, o que ele conhece do nosso país:
- Eu adoro a música brasileira. Eu conheço pagode, funk... (nem vou citar os grupos musicais aos quais ele se referiu). E eu gosto mesmo é de mulher brasileira, não gosto das francesas. Mas a mulher brasileira é difícil, é ciumenta!
Claro que a conversa não foi exatamente nessa ordem, nem com essas palavras. Ele usava várias palavras em francês, mas para alguém que aprendeu com a namorada e nunca foi ao Brasil, o português dele era muito bom! A conversa, no entanto, foi interrompida pois a nossa estação tinha chegado e tivemos de descer. E o primeiro pensamento em comum ao descer: mais um post para o blog...

Nenhum comentário: